terça-feira, 9 de agosto de 2011

Projeto Novo

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
PROF. RAIMUNDO FERNANDES DE OLIVEIRA
AREIAS BRANCAS – ARROIO DO SAL

STELA MARIS DA ROSA DIAS
AULA DIGITAL COMPARTILHADA
ARROIO DO SAL-RS


PROJETO EDUCAÇÃO FISCAL


CLIENTELA: ALUNOS DOS ANOS INICIAIS
PROFESSORA: STELA MARIS DA ROSA DIAS
TEMPO DE DURAÇÃO: AGOSTO A DEZEMBRO/2011

1. JUSTIFICATIVA
Todos somos cidadãos de direitos e deveres a cumprir e a receber.
A Prefeitura Municipal tem sua cota de valores a receber através dos impostos recolhidos e nós, moradores, temos o dever de exigir a nota fiscal dos produtos e serviços que são oferecidos dentro do nosso Município. O comércio local tem o dever de emitir notas e/ou cupons fiscal.
Ações de cidadania devem envolver as atividades escolares, gerando debate entre alunos e professores e comunidade escolar, pois assim podemos aprender a buscar conquistas sociais tanto para a comunidade local, quanto para o desenvolvimento econômico no ganho de maior arrecadação de fundos monetários devolvidos ao Arroio do Sal, por meio da arrecadação dos impostos que são repassados ao Município. Essa arrecadação monetária deve ser devolvida também aos moradores do Município: para construir e arrumar as escolas, as praças, o Posto de Saúde, as estradas e ruas da cidade, enfim, melhorar os serviços públicos ofertados aos moradores.
Pedir a nota fiscal é um direito nosso e precisamos todos juntos aprender a vivenciar a Cidadania em nosso Município. Participando do projeto, recolhendo a nota ou o cupom fiscal estamos ajudando nosso Município a arrecadar mais valores monetários e com isso temos o direito de melhoria nos serviços públicos prestados oferecidos a toda a população do Município de Arroio do Sal e devemos reivindicar essas melhorias através do nosso trabalho ao longo do semestre dentro do Projeto Educação Fiscal que motivará debates sobre os vários temas que poderão surgir.
 Isso justifica nosso projeto.

2. OBJETIVO GERAL
Aprender a solicitar a nota ou cupom fiscal no ato da compra, recolhê-las no comércio local e trazê-las para a escola para trabalharmos cidadania, recolhimento de impostos e destinação do dinheiro público arrecadado através de impostos, divulgando e envolvendo toda a Comunidade escolar no Projeto da Educação Fiscal.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Integrar a comunidade escolar e despertar a consciência de Cidadania, divulgando o Programa de Educação Fiscal como elemento educativo.
·         Solicitar e recolher notas e cupons fiscais do Comércio local.
·         Trabalhar a contagem e relacionar quantidade e numeral, seriar e classificar as notas e cupons fiscais através dos valores, além de outras atividades matemáticas.
·         Trabalhar a produção da leitura e da escrita a partir das notas e cupons fiscais.
·         Reconhecer e identificar os alunos, as turmas e o comércio local como parceiros do projeto, através de premiação para os que mais se destacarem durante o mês, ou período combinado.
·         Destinar as notas e cupons fiscais recolhidos mensalmente às duas escolas estaduais do Município que participam do projeto estadual “Nota Solidária”.
·         Aproximar escola, família e comunidade por meio do projeto.

4. ATIVIDADES.
·         Sensibilizar os alunos quanto à necessidade de solicitação da nota fiscal nos estabelecimentos comerciais do Município.
·         Enviar bilhetes informativos aos pais para divulgação e envolvimento da família no projeto.
·         Registro das notas ou cupons fiscais trazidos, identificação do nome do aluno e da turma e a quantidade trazida, e das atividades relacionadas.
·         Registro final ao final do projeto, em dezembro, com quantidade de notas e/ou cupons arrecadados pelos alunos e das atividades produzidas ao longo do semestre.


5. CRONOGRAMA
As atividades acontecerão conforme for acontecendo o envolvimento dos alunos e turmas ao longo do período.

6. METODOLOGIA
Roda de conversas, atividades em grupos e individuais, manuseio das notas e cupons, visitas aos comércios locais, registros fotográficos, postagens virtuais, cartazes, criação de histórias, premiação, uso de mapas do Município e ruas da Cidade, apresentação de atividades realizadas ao longo da duração do projeto, no final do ano letivo.

7. CULMINÂNCIA:
Apresentação de cada turma envolvida com o projeto ao final do ano.

8. AVALIAÇÃO
Será satisfatório se as turmas e a comunidade escolar se envolverem nas atividades proporcionadas e delas tiraram proveito para crescerem em aprendizagem escolar e de Cidadania, que é a garantia de nossos direitos através dos deveres que cumprimos com esse trabalho: solicitar do comércio local sua contribuição legal junto aos cofres do Município, sabendo que o Município deve também realizar a contrapartida: cumprir suas obrigações com a melhoria dos serviços Públicos oferecidos, para que realmente valha a pena colaborar em prol da educação fiscal.


Projeto Apresentado à Escola Raymundo Fernandes de Oliveira em julho e aceito pela Equipe Gestora  da Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário