terça-feira, 30 de agosto de 2011

Turma Nova no Projeto - 201

Postei o relato fiel da professora, pois penso que ele está totalmente dentro dos nossos objetivos com o projeto: aliar cidadania e pedagogia! Trazer outros portadores textuais, materiais de manuseio, de produção de leitura, de escrita e de construção de mundo.
"Participação no projeto Educação fiscal
Turma: 201
Professora: Ana  Paula

Por ser professora alfabetizadora acredito no trabalho com diferentes portadores textuais, por esta razão, entrar no projeto não foi dificil, mas o desafio foi encontrar uma ligação com nosso projeto BICHINHOS DE JARDIM. Depois de dar mil voltas em minhas ideias consegui fazer a seguinte relação:
Estamos trabalhando com a poesia “Leilão de Jardim” de cecília Meireles. Em alguns momentos de nossa rotina é comum realizarmos leilão explorando as cédulas de nosso sistema monetário. Vendemos e compramos de tudo, de personagens de histórias a sentimentos.
A grande luz surgiu!
 Claro se compramos e vendemos precisamos de nota fiscal!!!   BINGO!!!!!!
E por aí começamos explorando as notas trazidas de casa, conversamos sobre a necessidade de se exigir a nota fiscal, foi muito interessante!
·        Contamos fazendo montinhos de dez em dez
·        Pesquisamos palavras comuns e destacamos TOTAL
·        A turma descobriu informações importantes como Pão francês é o nosso cacetinho.
·        Prof. Se vende joelho no mercado? Surgiu a dúvida. Vamos olhar o nome do comércio para identificar o que se vende neste local.
·        Então passamos a elaboração de lista de compras.
·        Combinamos que faremos o trabalho uma vez por semana."


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cupons chegando

Os alunos estão se envolvendo no projeto, trazendo os cupons fiscais para a escola.
As fotos são da turma do pré-escolar, 3º e 6º ano na entrega dos cupons.






Atividades

A turma do 2º da professora Paula deu início às atividades com os cupons fiscais em aula hoje. Estou aguardando as imagens de registro da atividade para o post aqui. De antemão a professora já me confidenciou que foi um excelente início, pois surgiram muitas leituras, questionamentos e envolvimento dos alunos na proposta da atividade.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CRIANÇA CIDADÃ

NOME DO PROJETO DA EDUCAÇÃO FISCAL ESCOLHIDO PELOS ALUNOS DA TURMA 301, DA PROFESSORA CELOÍ.
OBRIGADA ALUNOS E ALUNAS PELA SUGESTÃO.
BEIJINHO

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Trabalhando com Cupons Fiscais - 5º ano

A turma 501 iniciou atividades relativas aos cupons fiscais, em aula.
Aqui os registros fotográficos.

Estudando o cupom fiscal: registro do comércio emitente, mercadoria comprada e valor unitário,
valor total e pagamento.

Aqui aparecem cálculos matemáticos com os valores das mercadorias.


Registro e cálculos.


Listagem de compras e cálculos.


Registro de dados do cupom fiscal.


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Educação Fiscal na Pré-escola

A turma do pré-escolar também teve início no trabalho do projeto:
Roda de conversa sobre os cupons fiscais e sua importância para os tributos Muncipais.

Contagem de 10 cupons para cada aluno.
E anotação do nome.


                                                  Colocação na urna coletora.

Registrando

Fiz uma tabela da turma para as anotações dos cupons fiscais trazidos durante o mês.
 Em 09.08.2011

3º Ano - Apresentação do projeto

A tuma do 3º ano começou a participar do projeto na manhã de hoje.

Apresentamos aos alunos, a professora Celoí e eu; e numa roda de conversamos falamos da importância da solicitação da nota fiscal, os impostos que incidem sobre as compras e serviços e a parecela que vem para nosso Município através da arrecadação desses impostos pelas notinhas e cupons fiscais.

Os alunos participaram perguntando sobre o que falávamos e então listamos algumas coisas importantes que o Município de Arroio do Sal, através da Prefeitura e suas secretárias realiza com a arrecadação desses impostos.

Após, entregamos uma sacola de cupons fiscais aos alunos para realizarmos algumas atividades matemáticas com os mesmos.

1. Contagem e anotação da quantidade e o nome no caderno de registro.
2. Digitação numa tabela no computador, dentro da Aula Digital, do nome e quantidade de cupons fiscais anotados no caderno.

Foi uma boa tarefa para esse começo.


Os cupons fiscais...


A contagem dos cupons fiscais...

Anotação da quantidade e registro do nome...

Colocando os cupons fiscais na urna coletora...

A tabela de anotação no computador!


A turma envolvida com o trabalho na aula digital.


Começo...

Demos início às atividades do Projeto.
As turmas 501 e 502, da professora Simone já começou a trabalhar Cidadania e cupom fiscal.
Posto as fotos...

Projeto Novo

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
PROF. RAIMUNDO FERNANDES DE OLIVEIRA
AREIAS BRANCAS – ARROIO DO SAL

STELA MARIS DA ROSA DIAS
AULA DIGITAL COMPARTILHADA
ARROIO DO SAL-RS


PROJETO EDUCAÇÃO FISCAL


CLIENTELA: ALUNOS DOS ANOS INICIAIS
PROFESSORA: STELA MARIS DA ROSA DIAS
TEMPO DE DURAÇÃO: AGOSTO A DEZEMBRO/2011

1. JUSTIFICATIVA
Todos somos cidadãos de direitos e deveres a cumprir e a receber.
A Prefeitura Municipal tem sua cota de valores a receber através dos impostos recolhidos e nós, moradores, temos o dever de exigir a nota fiscal dos produtos e serviços que são oferecidos dentro do nosso Município. O comércio local tem o dever de emitir notas e/ou cupons fiscal.
Ações de cidadania devem envolver as atividades escolares, gerando debate entre alunos e professores e comunidade escolar, pois assim podemos aprender a buscar conquistas sociais tanto para a comunidade local, quanto para o desenvolvimento econômico no ganho de maior arrecadação de fundos monetários devolvidos ao Arroio do Sal, por meio da arrecadação dos impostos que são repassados ao Município. Essa arrecadação monetária deve ser devolvida também aos moradores do Município: para construir e arrumar as escolas, as praças, o Posto de Saúde, as estradas e ruas da cidade, enfim, melhorar os serviços públicos ofertados aos moradores.
Pedir a nota fiscal é um direito nosso e precisamos todos juntos aprender a vivenciar a Cidadania em nosso Município. Participando do projeto, recolhendo a nota ou o cupom fiscal estamos ajudando nosso Município a arrecadar mais valores monetários e com isso temos o direito de melhoria nos serviços públicos prestados oferecidos a toda a população do Município de Arroio do Sal e devemos reivindicar essas melhorias através do nosso trabalho ao longo do semestre dentro do Projeto Educação Fiscal que motivará debates sobre os vários temas que poderão surgir.
 Isso justifica nosso projeto.

2. OBJETIVO GERAL
Aprender a solicitar a nota ou cupom fiscal no ato da compra, recolhê-las no comércio local e trazê-las para a escola para trabalharmos cidadania, recolhimento de impostos e destinação do dinheiro público arrecadado através de impostos, divulgando e envolvendo toda a Comunidade escolar no Projeto da Educação Fiscal.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Integrar a comunidade escolar e despertar a consciência de Cidadania, divulgando o Programa de Educação Fiscal como elemento educativo.
·         Solicitar e recolher notas e cupons fiscais do Comércio local.
·         Trabalhar a contagem e relacionar quantidade e numeral, seriar e classificar as notas e cupons fiscais através dos valores, além de outras atividades matemáticas.
·         Trabalhar a produção da leitura e da escrita a partir das notas e cupons fiscais.
·         Reconhecer e identificar os alunos, as turmas e o comércio local como parceiros do projeto, através de premiação para os que mais se destacarem durante o mês, ou período combinado.
·         Destinar as notas e cupons fiscais recolhidos mensalmente às duas escolas estaduais do Município que participam do projeto estadual “Nota Solidária”.
·         Aproximar escola, família e comunidade por meio do projeto.

4. ATIVIDADES.
·         Sensibilizar os alunos quanto à necessidade de solicitação da nota fiscal nos estabelecimentos comerciais do Município.
·         Enviar bilhetes informativos aos pais para divulgação e envolvimento da família no projeto.
·         Registro das notas ou cupons fiscais trazidos, identificação do nome do aluno e da turma e a quantidade trazida, e das atividades relacionadas.
·         Registro final ao final do projeto, em dezembro, com quantidade de notas e/ou cupons arrecadados pelos alunos e das atividades produzidas ao longo do semestre.


5. CRONOGRAMA
As atividades acontecerão conforme for acontecendo o envolvimento dos alunos e turmas ao longo do período.

6. METODOLOGIA
Roda de conversas, atividades em grupos e individuais, manuseio das notas e cupons, visitas aos comércios locais, registros fotográficos, postagens virtuais, cartazes, criação de histórias, premiação, uso de mapas do Município e ruas da Cidade, apresentação de atividades realizadas ao longo da duração do projeto, no final do ano letivo.

7. CULMINÂNCIA:
Apresentação de cada turma envolvida com o projeto ao final do ano.

8. AVALIAÇÃO
Será satisfatório se as turmas e a comunidade escolar se envolverem nas atividades proporcionadas e delas tiraram proveito para crescerem em aprendizagem escolar e de Cidadania, que é a garantia de nossos direitos através dos deveres que cumprimos com esse trabalho: solicitar do comércio local sua contribuição legal junto aos cofres do Município, sabendo que o Município deve também realizar a contrapartida: cumprir suas obrigações com a melhoria dos serviços Públicos oferecidos, para que realmente valha a pena colaborar em prol da educação fiscal.


Projeto Apresentado à Escola Raymundo Fernandes de Oliveira em julho e aceito pela Equipe Gestora  da Escola.